Quem está se aproximando do grande dia tende a ficar mais nervoso. No entanto, o cerimonial de casamento é feito com antecedência para evitar qualquer imprevisto acontece na data planejada. Essa lista envolve todas as tarefas que são realizadas, normalmente, na cerimônia e festa.
Quer saber mais sobre esse procedimento? Confira tudo!
Cerimonial de casamento: passo a passo
1 – Recepção dos convidados
Anteriormente, existia a norma de que os pais e o noivo precisavam receber os convidados. Hoje, essa regra não é tão exigida, até porque o noivo também pode chegar somente na hora por ser um dos destaques.
A recepção tende a ser realizada pela equipe do cerimonial ou ainda pelos pais do noivo, que costumam chegar antes. A recepção sempre deve ser efetuada seja nos casamentos tradicionais ou modernos.
2 – Cerimônia de Casamento
O cerimonial de casamento começa da maneira que os noivos estabelecem previamente, regida por um padre ou celebrante. Depois da introdução e algumas palavras sobre respeito e fidelidade, chega o momento dos votos.
O casal relata os sentimentos neste momento caso o texto seja personalizado. Esse fato tende a trazer ainda mais emoção para toda a ocasião. Depois disto, o pajem conduz as alianças ao noivo.
O casal troca as alianças de acordo com as instruções do celebrante. Sendo assim, os noivos se beijam e se convertem em um casal devidamente casado. Posteriormente, os noivos e os padrinhos precisam assinar os documentos para que sejam testemunhas da união formal.
3 – Chegada dos noivos na festa
O cerimonial de casamento também envolve a festa. Sendo assim, os noivos podem até inovar na entrada. Pode ser uma música agitada, uma dança ensaiada, algo que agrade os dois e criativo. O casal deve tomar essa decisão em conjunto.
4 – Discurso e brinde
Hoje em dia, o discurso é imprescindível. Neste instante, os noivos podem agradecer publicamente a presença de todos que estão ali. Afinal, é uma honra receber cada amigo, familiar e conhecido neste dia tão importante.
A sugestão é que o discurso seja preparado e não se baseie somente no imprevisto para fazer isso, vocês podem também colocar umas músicas evangélicas para tocar de fundo e dar mais emoção ao discurso.
5 – Jantar de casamento
No momento de servir a janta, o casal pode se acomodar nos locais específicos e aproveitar todas as delicias escolhidas ao longo dos meses de preparação. A alimentação é algo essencial para que os noivos tenham energia e disposição para curtir a festa ao lado dos convites. Sendo assim, não pule essa fase!
6 – Jogar o buquê
No cerimonial de casamento, o buque merece um tópico especial. Esse é um dos acontecimentos mais memoráveis para as convidadas solteiras. Não dispensa essa tradicional e jogue o buque.
Você até pode surpreender na forma de fazer isso, prendendo o buque em fitas de cetim e aquela que tiver a última fica acaba conquistando o buque. Ou qualquer outra novidade. Use a imaginação e aproveite cada segundo!